Como Surgiu o Bumerangue no Brasil

Ainda com origem incerta, existem diversos registros que apontam para o surgimento do bumerangue a mais de 23 mil anos. Eram usados para caça, divertimento ou em cerimônias religiosas. Os faraós, por exemplo, utilizavam um tipo especial de “bastão” para caçar pássaros.

O bumerangue mais antigo que se tem notícia foi encontrado na Polônia (1987). Feito a partir de uma presa de mamute, sua idade estimada é de 23 mil anos.

Além das características lúdicas que atraem crianças, adultos e idosos até os dias atuais, os bumerangues eram utilizados em outras atividades cotidianas, como o corte de e vegetais, cavar a terra em busca de raízes e para golpear a superfície da água durante a pesca.

Em 1770, os europeus descobriram os bumerangues com a chegada do capitão James Cook à Oceania, que levou o instrumento para a Europa, onde  despertou a atenção de fãs que se espalharam por todo o mundo.

O arqueólogo Roger Luebbers, em 1973, encontrou os mais antigos exemplares australianos (três bumerangues completos e o pedaço de um quarto, todos feitos de madeira), de aproximadamente 9 mil anos.

Na década de 1980, com a ajuda de um computador investigou-se as propriedades de voo de um destes bumerangues. O modelo escolhido foi considerado inadequado para voar longas distâncias, por esse motivo, os cientistas acreditam ser na verdade um objeto utilizado como brinquedo. 

Os primeiros clubes, federações e entidades foram formados na Austrália, Europa e nos Estados Unidos no fim dos anos 60 e início dos anos 70.